Vamos falar um pouco sobre a Mossberg 500, que aparentemente inspirou a criação da Boito Pump (não tenho detalhes se a Mossberg & Sons licenciou o design para a E. R. Amantino ou não), já que ambas são praticamente a mesma arma, inclusive nos materiais usados nas partes que as compõe (na Mossberg o receptáculo também é feito em liga de alumínio), com exceção de alguns elementos de fixação das peças internas os quais na Boito não são integrados na própria peça (ex.: pinos de fixação do elevador de cartuchos).
O Design da arma foi concebido em 1960 por Oscar Frederick Mossberg, imigrante sueco radicado nos Estados Unidos e seus filhos. Desde seu lançamento esta arma se mostrou confiável e resistente, fazendo dela uma arma ideal tanto para caça como para combate. Também foi desenhada para ter fácil manutenção, desmontagem e limpeza.
A Mossberg 500 (Mossie, como a chamam seus fãs americanos) apresenta variações como os modelos 505, 510, 535 e 590. O modelo básico é tipicamente o calibre 12, embora calibres 20 e .410 também existam.
É também a única espigarda do tipo pump a ser aprovada pelo Exército dos Estados Unidos no teste 3443E, que consiste de uma pesada série de provas para verificar a resistência de armas. Não é surpresa que por causa disto a Mossberg 500 seja utilizada em diversas divisões do exército americano.
Devido ao seu ótimo design e ergonomia, por estar em produção contínua desde 1960 até os dias atuais e ser a única pump-action aprovada pelo exército americano, podemos assumir que se trata de uma excelente arma. Por herança também podemos assumir que a Boito Pump também é uma excelente arma, ficando apenas por se descobrir se as ligas metálicas e os processos de fabricação da versão brasileira são equivalentes à sua matriz americana. Vamos pesquisar...
Ahh! lembrando: A "Mossie" aceita cartuchos magnum (3"), nossa Boito apenas cartuchos standard (2 3/4").
Ahh! lembrando: A "Mossie" aceita cartuchos magnum (3"), nossa Boito apenas cartuchos standard (2 3/4").
Parte do texto foi condensado e traduzido do original: http://weapons.about.com/od/modernguns/p/Mossberg-500.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários, dicas, críticas ou sugestões. Obrigado!