Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Fomos e Somos Idiotas!

Mais um título que o governo deste país proporciona aos seus cidadãos: IDIOTAS.

Leia o curto e certeiro texto postado por Rachel Sheherazade, âncora do jornal SBT Brasil, em seu blog. Ela diz tudo!

E como diria Boris Casoy: ISTO É UMA VERGONHA!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ATENÇÃO!


Não permita que os políticos que dirigem seu país continuem se inspirando nos "Grandes Líderes" da foto acima e tirem de você seus direitos constitucionais. Apoie o Projeto de Lei 3722/2012.


Contate seus representantes políticos e solicite deles seu apoio.

Unidos, temos força! 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Munições Exóticas

Pensava em fazer uma postagem sobre munições diferentes disponíveis para o uso em espingardas, mas como recebi um boletim do Defesa.org com um bom texto falando exatamente disto e não vale a pena ficar tentando reinventar a roda, repasso aí o link para a matéria no site. O texto também fala sobre o absurdo monopólio das munições no Brasil. Confira:
No YouTube você encontrará diversos vídeos interessantes sobre estas munições exóticas.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Semi-auto da Boito?

Como consta em um pequeno link na página da Boito em breve deveremos ter uma semi automática da marca (alguém tem mais informações?). Será baseada em alguma Mossberg, como a 930 ou projeto próprio? O bom é que teremos mais uma opção e ver que a fábrica está apostando em um produto novo, apesar das dificuldades impostas pelo nefasto estatuto do desarmamento, é um bom sinal.

Dicas

O site HunterCourse tem uma ótima referência online com textos, animações, exercícios interativos, etc. sobre uso, manuseio e cuidados com espingardas, rifles, algumas armas curtas, munições, dicas de tiros e mais. Rica fonte de informações para os interessados, ainda que seja em inglês e voltado ao público norte-americano, vale a pena conferir. O link abaixo foi o curso online que segui e se aplica especificamente às leis do estado o Oregon: 
Adquira mais conhecimento e divirta-se!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Mossberg e Remington

Muitos criticam a culatra em liga de alumínio das Mossberg/Boito. Pois bem, nesta avaliação de uma Mossberg 590 e também de uma Remington 870 feitas pelo experiente Hickok45, ele mostra que não há problema algum nestas culatras (a Remington tem a culatra de aço). O ferrolho nas Mossberg/Boito, de aço, se trava ao cano que logicamente também é de aço. O alumínio apenas mantém presas as partes móveis, sendo que toda a pressão da carga disparada é presa entre partes de aço. Vale a pena assistir o vídeo e ver as diferenças entre os dois modelos de espingardas calibre 12 mais vendidos no mundo:

Girls & Shotguns!



E os políticos, como sempre, falando e fazendo bobagens tanto lá como aqui (por aqui ainda mais, é claro!). 

Segurança

Mais um assunto bem batido, mas a segurança com armas deve ser sempre redundante. Se você não mora sozinho(a) é recomendável não deixar sua arma sem algum tipo de impedimento ao seu uso imediato por alguém que não esteja habilitado à usá-la ou não sabe como usá-la ou ainda que não tenha noção sobre os riscos de manusear uma arma indevidamente. Ví vários vídeos sobre travas para armas e cogitei uma trava de gatilho, mas depois de ver este:
e pesquisar mais sobre este tipo de trava desisti de comprá-la. Optei por este cadeado de ferrolho que me parece muito mais seguro que as travas de gatilho (obs.: o velcro não acompanha o produto) e que também serve para armas curtas:


Além disto seria interessante possuir um armário com fechadura ou mesmo um cofre para armas com combinação. Existe um móvel para armas que descobri fuçando no youtube o qual achei muito bacana: 


é fabricado pela Qline Design nos Estados Unidos e vendido à partir do (salgado) preço de US$ 3.900,00. Nunca vi nada parecido fabricado no Brasil. Se importado, este móvel deverá custar algo em torno de absurdos R$ 16.000,00. Acredito que não seja nada que um bom marceneiro não possa construir. Realmente muito boa esta idéia. Se alguém souber de um móvel parecido à venda por aqui, deixe uma resposta compartilhando conosco. 

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Protetor Térmico, Eis a Questão!

Discute-se por aí se vale ou não a pena instalar um protetor térmico em uma espingarda ou qualquer outra arma que não seja uma metralhadora. Pois bem, EMHO, eu acho válido. 
Não pelo fato de o protetor evitar queimaduras pelo contato do cano com a pele, isto só vai ocorrer se forem disparados dezenas de cartuchos em sequência. 
O protetor térmico realmente deixa a arma mais bonita, com um visual mais agressivo e tático. Quanto ao aumento de peso, isto é irrisório, o protetor é realmente bem leve. Também não acho que ele atrapalhe muito a remoção do cano e sua limpeza após ter usado a arma.

No meu caso, optei mesmo por instalar um protetor térmico por duas razões principais: 
  • proteger o cano de pancadas, amassamentos e arranhões. Como aqui no Brasil o cano da arma tem de vir numerado com o registro no SINARM, nada pior que ter seu cano estragado e ter que pedir um novo à fábrica, e aguardar toda a demora do processo. Diferentemente de outros países onde bastaria ir até uma loja e comprar um cano igual.
  • proteger um pouco mais minhas mãos e face em caso de cometer algum erro, como carregar munição incorreta, defeituosa e/ou recarregada com pólvora demais e acabar tendo o cano estourado, como aconteceu no caso deste sujeito do vídeo abaixo:

*EMHO = Em Minha Humilde Opinião

;-)

Colete do Bom!

Uns vão dizer que é humor negro. Como sou politicamente incorreto, achei engraçado!


P.S.: Nunca tente isto em casa! Rsss...

Algumas Fotos

Algumas fotos de minha Boito Pump com alguns "acessórios táticos" adaptados por eu mesmo (lanterna e suporte). Nada que uma Dremel não possa dar um jeito. Aí está:















quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Cartuchos mais Usados

A postagem apresenta um vídeo do youtube mostrando os tipos de cartuchos calibre 12 mais usados no Brasil:

Kit de Sobrevivência

Transforme sua espingarda em um kit de sobrevivência urbana ou para selva com essas dicas encontradas no instructables:

Desmontagem 2

Mais um bom guia para a desmontagem da Mossberg/Boito no excelente site www.instructables.com. Se você tiver uma conta no site, pode baixar o conteúdo das páginas em um único arquivo PDF.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Munições

O link abaixo aponta para o arquivo (em formato PDF) informativo técnico sobre as munições em cartucho da CBC para armas longas de alma lisa. Infelizmente no Brasil, um país de tamanho gigantesco, só dispomos nas lojas de cartuchos da CBC, que monopoliza o mercado (veja este artigo) com preços absurdos se comparados à outros países. Urge nova regulamentação sobre armas e munições no país. Por enquanto, esperamos que ao menos o PL 3722 tenha alguma chance de ser aprovado em breve, pelo bem do cidadão decente, do esportista do tiro e do entusiasta das armas de fogo. Lembre-se de que a BSA 5T 84, só aceita cartuchos de 2 3/4 (70 mm).

Limpeza

Seguindo a postagem anterior aí está outro vídeo, com dicas de limpeza e manutenção da Mossberg 500 que também servem para a Boito Pump.


Desmontagem e Montagem

Dificilmente você irá encontrar algum vídeo explicativo em português sobre a Boito Pump. Portanto abaixo está anexado um vídeo explicativo (em inglês) mostrando como desmontar e remontar a Mossberg 500. A Boito Pump, sendo uma cópia da Mossberg, segue o mesmo princípio. Praticamente todas as peças internas são iguais, com exceção de alguns elementos de fixação, os quais não são integrados às peças. Se você tem alguma dúvida ou receio de mexer nas partes internas de sua arma, não hesite e leve-a à um armeiro licenciado de sua confiança.

História da Espingarda

Programa "Lock n' Load" do canal History em inglês, com R. Lee Ermey contando a evolução da espingarda ao longo do tempo. Vale a pena assistir.

Demora...


Finalmente, depois de aproximadamente 5 meses de espera pelo OK da Polícia Federal, recebi minha Boito Pump. Assim se torna possível dar continuidade ao blog de maneira constante e mais consistente, sempre que o tempo e os recursos permitirem. Em breve postarei fotos da espingarda com algumas adições táticas. Infelizmente a loira na foto ao lado não faz parte do pacote tático! Rsss...

:-(

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mossberg 500, a "mãe" da Boito Pump

Vamos falar um pouco sobre a Mossberg 500, que aparentemente inspirou a criação da Boito Pump (não tenho detalhes se a Mossberg & Sons licenciou o design para a E. R. Amantino ou não), já que ambas são praticamente a mesma arma, inclusive nos materiais usados nas partes que as compõe (na Mossberg o receptáculo também é feito em liga de alumínio), com exceção de alguns elementos de fixação das peças internas os quais na Boito não são integrados na própria peça (ex.: pinos de fixação do elevador de cartuchos). 

O Design da arma foi concebido em 1960 por Oscar Frederick Mossberg, imigrante sueco radicado nos Estados Unidos e seus filhos. Desde seu lançamento esta arma se mostrou confiável e resistente, fazendo dela uma arma ideal tanto para caça como para combate. Também foi desenhada para ter fácil manutenção, desmontagem e limpeza. 

A Mossberg 500 (Mossie, como a chamam seus fãs americanos) apresenta variações como os modelos 505, 510, 535 e 590. O modelo básico é tipicamente o calibre 12, embora calibres 20 e .410 também existam.

É também a única espigarda do tipo pump a ser aprovada pelo Exército dos Estados Unidos no teste 3443E, que consiste de uma pesada série de provas para verificar a resistência de armas. Não é surpresa que por causa disto a Mossberg 500 seja utilizada em diversas divisões do exército americano.

Devido ao seu ótimo design e ergonomia, por estar em produção contínua desde 1960 até os dias atuais e ser a única pump-action aprovada pelo exército americano, podemos assumir que se trata de uma excelente arma. Por herança também podemos assumir que a Boito Pump também é uma excelente arma, ficando apenas por se descobrir se as ligas metálicas e os processos de fabricação da versão brasileira são equivalentes à sua matriz americana. Vamos pesquisar...

Ahh! lembrando: A "Mossie" aceita cartuchos magnum (3"), nossa Boito apenas cartuchos standard (2 3/4").

Parte do texto foi condensado e traduzido do original: http://weapons.about.com/od/modernguns/p/Mossberg-500.htm

terça-feira, 2 de abril de 2013

Bem-vindo(a)!


Sendo a Boito Pump calibre 12 uma arma praticamente idêntica a Mossberg 500 americana e em virtude da pouca documentação em português sobre este modelo de arma de fogo, criei este blog com a intenção de divulgar detalhes, características, fotos, documentos e demais materiais sobre a espingarda de fabricação brasileira BOITO BSA 5T 84 PUMP Calibre 12, sendo toda esta empreitada realizada através de minha visão e (in)experiência de usuário novato.

Para tanto conto com a colaboração de todos, sejam pessoas experimentadas na área assim como também "rookies" como eu.

Espero que através deste blog, os entusiastas de armas de fogo (em especial as de calibre 12), do esporte do tiro em suas diversas modalidades e demais interessados, possam encontrar informações de maneira clara, objetiva, fácil e que lhes sejam de utilidade.

Conforme minha disponibilidade de tempo e recursos (os quais não são muitos) estarei postando aqui textos, vídeos e demais mídias sobre o tema. 

Mais uma vez, seja bem-vido(a), obrigado pela visita e aguarde novidades...