Discute-se por aí se vale ou não a pena instalar um protetor térmico em uma espingarda ou qualquer outra arma que não seja uma metralhadora. Pois bem, EMHO, eu acho válido.
Não pelo fato de o protetor evitar queimaduras pelo contato do cano com a pele, isto só vai ocorrer se forem disparados dezenas de cartuchos em sequência.
O protetor térmico realmente deixa a arma mais bonita, com um visual mais agressivo e tático. Quanto ao aumento de peso, isto é irrisório, o protetor é realmente bem leve. Também não acho que ele atrapalhe muito a remoção do cano e sua limpeza após ter usado a arma.
No meu caso, optei mesmo por instalar um protetor térmico por duas razões principais:
- proteger o cano de pancadas, amassamentos e arranhões. Como aqui no Brasil o cano da arma tem de vir numerado com o registro no SINARM, nada pior que ter seu cano estragado e ter que pedir um novo à fábrica, e aguardar toda a demora do processo. Diferentemente de outros países onde bastaria ir até uma loja e comprar um cano igual.
- proteger um pouco mais minhas mãos e face em caso de cometer algum erro, como carregar munição incorreta, defeituosa e/ou recarregada com pólvora demais e acabar tendo o cano estourado, como aconteceu no caso deste sujeito do vídeo abaixo:
*EMHO = Em Minha Humilde Opinião